quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Torcedores de futebol

Sou um cara que adora esportes, tambem assisto muito futebol. Acho um esporte interessantissimo por ser fisicamente muito democratico, nao existindo um biotipo pre-determinado e por ser um tanto quanto imprevisivel. Mas o mais legal mesmo eh o gol, simplesmente por ser raro em relacao ao tempo de uma partida, no tenis, basquete, volley, handball, etc toda hora temos gente marcando pontos. No futebol a marcacao de um gol eh o climax.

OK, chega de filosofar e vamos ao que interessa.

Porque alguem torce por um time de futebol? Normalmente o torcedor nao eh socio do clube, nao frequenta o clube, nao trabalha no clube, nao eh atleta do clube e nunca sequer pisou no clube. Se ele morrer nao vai fazer a minima diferenca para o clube. Alias, se seu time vencer nao fara a minima diferenca nem para a sua vida. Acreditem em mim, se o torcedor conhecesse os clubes de futebol por dentro que nunca torceriam por nenhum mesmo, experiencia propria...

Formacao de quadrilha

Entao porque ficar se descabelando quando perdem? Porque ficar discutindo qual eh melhor e invocando titulos de quando nao era nem nascido para superar os rivais nos papos-furados?

Mas o pior eh a estupidez de quem chega a brigar de fato e ate matar por causa de seus times. So o que citei acima ja seria o suficiente para que o futebol nao passasse de um esporte e forma de entretenimento. Mas tem gente que, ainda por cima, ingressa em torcidas organizadas, conhecido foco de criminosos e de vagabundos. Vagabundos sim, pois quem trabalha nao tem tempo para, no meio da tarde, ir invadir um treinamento quando o time esta em ma-fase. O pior eh quando ameacao e agridem os atletas.

Romario poe o torcedor em seu devido lugar

Nao digo para nao torcerem para time nenhum. Tem que torcer sim, ir ao estadio, assinar o pay-per-view, comprar os produtos oficiais, tudo que tem direito. Isto tudo faz girar muito dinheiro e gera muitos empregos, alem de o futebol ser um dos poucos meios de ascencao social para a populacao carente.

Unindo o util ao agradavel

Mas nao sejamos bitolados. Como ja falei, toda unanimidade eh burra e nossa cultura quase que monoesportiva apenas nos emburrece esportivamente e sufoca as outras modalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário